O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, pediu ao líder do Partido Socialista, António Costa, nesta segunda-feira, para começar a trabalhar para formar um novo governo, mas alertou que ele não deve permitir que os possíveis futuros parceiros da extrema esquerda comprometam os compromissos do país com a Europa.
O presidente disse em comunicado que pediu a Costa, em encontro nesta segunda, esclarecimentos sobre como um governo socialista de minoria aprovaria orçamentos, especialmente o de 2016, e sobre os compromissos assumidos por Portugal para manter o déficit fiscal dentro das regras da União Europeia.
Cavaco Silva, que já havia se encontrado com Costa na sexta-feira, e com outros líderes políticos, está analisando o que fazer na crise política de Portugal, depois que o Parlamento derrubou o governo de centro-direita, minoritário, em 10 de Novembro.
O presidente deve decidir se vai nomear um novo governo, liderado por Costa e apoiado por uma maioria parlamentar de esquerda, ou deixar Pedro Passos Coelho, de centro-direita, na condição de primeiro-ministro interino, enquanto se aguarda uma nova eleição.