Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente da AM no terreno para medir pulsar da autarquia

O Presidente da Assembleia Municipal da Cidade da Beira, Mateus da Cicília Saíze, iniciou, na quarta-feira, visita de dois dias a igual número de postos administrativos desta segunda maior autarquia do país. Na quarta-feira trabalhou no Posto Administrativo de Inhamízua e hoje prossegue com a visita ao Posto Administrativo da Munhava.

O objectivo dessas visitas é observar e colher sensibilidades dos autarcas em relação ao cumprimento, por parte da edilidade, dos programas previamente estabelecidos visando a melhoria das condições de vida dos beirenses. No mesmo dia, o autarca Saíze reuniuse com líderes comunitários, secretários de bairros e os residentes em geral do Posto Administrativo de Inhamízua.

Nesse encontro os lídres comunitários particularmente disseram ao Presidente da Assembleia Municipal que viam pouco esforço por parte da edilidade no cumprimento das promessas feitas quando da campanha eleitoral. Queixaram-se da falta de iluminação pública, rede de abastecimento de água canalizada, manutenção das vias de acesso e da ausência de sistema de drenagem.

Falaram ainda da criminalidade e também referiram-se a demora que se regista na abertura da nova maternidade construída junto ao Centro de Saúde de Nhaconjo. Em relação a maternidade, coincidiu que o Presidente da Assembleia havia previsto visita ao Centro de Saúde de Nhaconjo, tendo permitido obter na hora explicações dos responsáveis desta unidade sanitária sobre o que de facto se está passar.

Foi-lhe dito pela responsável do centro que a maternidade deverá entrar em funcionamento em princípio até o final do ano, quanto muito até o primeiro trimestre de 2011, porque es tão ainda por concluir as obras de lavandaria. “Não podemos por a funcionar a maternidade enquanto a unidade de lavandaria não estiver disponível” – afirmou a responsável do centro.

O número dois na Cidade da Beira instruiu o Chefe do Posto Administrativo de Inhamízua para transmitir aquela informação aos moradores da área sob sua jurisdição. Em relação as restantes preocupações apresentadas no encontro de Inhamízua, o Presidente da Assembleia Municipal da Beira disse aos jornalistas que acompanharam a visita que serão analisadas caso a caso, ao que se seguirá a produção de informação que será encaminhada as entidades responsáveis.

Disse, por exemplo, em relação a rede de abastecimento de água canalizada a resposta a preocupação caberá ao nível do FIPAG, o mesmo sucedendo em relação a iluminação pública que é da competência da Electricidade de Moçambique. Acompanham o Presidente da Assembleia Municipal nessa visita o Vice-Presidente e o Secretário do órgão, nomeadamente Filipe Manuel Alfredo e Domingos Rofino Vicente, além de outros membros da Assembleia e de representantes do Conselho Municipal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts