O Presidente nigerino cessante, Mahamadou Issoufou, está largamente à frente das eleições presidenciais de 21 de Fevereiro corrente no Níger, com 46,16 porcento dos votos de 145 concelhos dos 308 do país, indicam os resultados provisórios divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
Segundo estes dados divulgados no site web da CENI, o Presidente Issoufou é seguido por Hama Amadou, candidato do Movimento Democrático Nigerino para uma Federação Africana (MODEN FA), detido desde meados de Novembro último em Filingué, a 180 quilómetros de Niamey, por presumível tráfico de bebés.
Na terceira posição está o candidato do Movimento Nacional para a Sociedade de desenvolvimento (MNSD), Seini Oumarou, com 11,44 porcento dos votos, seguido por Mahamane Ousmane do Movimento Nacional para a Renovação Democrática (MNRD) com 6,68 porcento. Ibrahim Yacouba do Movimento Patriótico Nigerino (MPN), aduaneiro de formação, antigo sindicalista, obteve 6,19 porcento.
A CENI conta proclamar todos os resultados nesta quinta-feira, apesar de algumas dificuldades ligadas à compilação dos dados a nível dos concelhos.