Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidência aberta e inclusiva vai continuar

A Ministra da Administração Estatal, Carmelita Namachulua, disse que a Presidência Aberta e Inclusiva do Chefe de Estado vai continuar, porque não só constitui um canal de diálogo entre o presidente e as populações assim como é o instinto da sua governação.

Namachulua reagia a uma pergunta no final da 32ª sessão ordinária do Conselho de Ministros segundo a qual a “musculatura” financeira à logística da Presidência Aberta e Inclusiva contrasta completamente com a determinação do Executivo de uma maior austeridade para aliviar a despesa.

Segundo a titular da pasta da administração estatal, que falou, segunda-feira, no briefing à imprensa no final dos trabalhos realizados na Presidência da República, em Maputo, a sessão não discutiu que meios é que o presidente vai usar para o efeito, mas o certo é que este exercício continuará.

“Não estou, hoje, em condições de dizer como é que o presidente vai continuar a realizar a Presidência Aberta, se irá a pé ou de camião, mas o que tenho a dizer com toda a convicção é que ela vai continuar”, sublinhou a ministra.

O balanço final das visitas do Chefe de Estado às províncias, em Presidência Aberta e Inclusiva, foi tónica dominante da sessão do Conselho de Ministros.

Segundo Carmelita Namachulua, o balanço foi considerado positivo porque a Presidência Aberta tem sido um momento ímpar de interacção entre o Chefe de Estado e as populações, além de que elas se servem deste ensejo para colocar as suas mais variadas preocupações.

Ainda em relação ao balanço da visita, o governo analisou quatro pontos fundamentais entre eles a descentralização, o desenvolvimento rural, o combate a pobreza com destaque a pobreza urbana, assim como verificou o grau de cumprimento de todas as orientações do presidente às iniciativas anteriores.

A questão do meio ambiente também mereceu atenção especial, onde o fundamental reside no plantio de árvores para melhor encarar as mudanças climáticas, aliás Armando Guebuza plantou várias árvores entre fruteiras e de sombra nos vários distritos, Postos Administrativos e localidades que visitou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts