Atual campeão inglês, o Manchester City voltou à liderança da Premier League graças ao sexto triunfo consecutivo na competição. Com uma atuação convincente neste sábado, diante dos seus adeptos, a equipe do técnico Roberto Mancini goleou o Aston Villa por 5 a 0 e chegou a 28 pontos na tabela, contando mais tarde com o tropeço do rival Manchester United para chegar à liderança pela primeira vez na temporada.
No fecho da jornada, o United encarou o Norwich City fora de casa e acabou derrotado por 1 a 0, ficando com 27 pontos. Pilkington marcou o golo dos donos da casa no segundo tempo e ajudou sua equipe a subir para a 13ª colocação.
Os Red Devils não contaram com Wayne Rooney e tiveram o brasileiro Rafael como titular na lateral esquerda. Já o lateral direito Maicon foi titular do City no Emirates Stadium e teve boa atuação. O City, aliás, contou com um grande toque latino para golear o Aston Villa.
Depois de uma primeira etapa complicada, o espanhol David Silva abriu o placar aos 43 minutos e contou com um pênalti duvidoso no segundo para aumentar, com Sergio Agüero. Pouco depois, foi a vez de outro argentino, Carlos Tévez, bater e converter mais um penalti, fazendo o terceiro.
O show alviceleste continuou. Tévez fez boa jogada e serviu Agüero, que aumentou. Aos 29 minutos, foi Samir Nasri quem apareceu para dar o passe a Tevez, e ele não desperdiçou a chance de balançar as redes mais uma vez, fechando o placar.
A 12ª jornada ainda teve um belo clássico em Londres, que terminou com vitória do Arsenal de virada sobre o Tottenham Hotspurs. Adebayor fez o primeiro golo, mas foi expulso e viu sua equipe sucumbir diante do rival.
Sem vacilar, o Arsenal fez 3 a 1 ainda no primeiro tempo, com Mertesacker, Podolski e Giroud, e completou no segundo com Cazorla e Walcott. Bale ainda descontou. O resultado colocou os Gunners em sexto, com 19 pontos, e deixou os Spurs em oitavo, com 17.
Já o Chelsea perdeu mesmo o embalo. O atual campeão europeu colecionou o seu quarto resultado negativo ao cair diante do surpreendente West Bromwich Albion por 2 a 1. Long e Odemwingie marcaram para os donos da casa, enquanto Hazard fez o golo dos Blues. O West Brom é agora o quarto, com 23 pontos, um a menos que o Chelsea.
Por fim, no jogo dos lanternas, o Southampton afundou ainda mais o Queens Park Rangers ao vencer por 3 a 1 na casa do rival. O Southampton respirou, mas segue na antepenúltima posição, com oito pontos, enquanto QPR tem somente quatro e nenhuma vitória em 12 jogos.