Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Premier League: Manchester United é o campeão inglês

Premier League: Manchester United é o campeão inglês

Faltava apenas um empate para o Manchester United garantir o título do Campeonato Inglês 2010/11. E foi assim que aconteceu. Com bastante sofrimento, a equipe treinada por Sir Alex Ferguson empatou em 1 a 1 com o Blackburn – golos de Brett Emerton, para os anfitriões, e Wayne Rooney, de pênalti, para os Diabos Vermelhos – e conquistou o 19º título da Premier League. O feito deixa o clube com a hegemonia da competição.

A primeira etapa começou com domínio total do Manchester United. Com menos de quatro minutos, o primeiro lance perigoso: Nani, de cabeça, mandou a bola ao travessão. Aos poucos, os anfitriões foram se soltando e começaram a assustar. Aos 11, após um pontapé de canto, a bola sobrou para o defesa Christopher Samba que, de primeira, chutou por cima. O que era um domínio pleno transformou-se em nervosismo. O primeiro golo do jogo não foi do candidato ao título. Quem abriu o placar no Estádio Ewood Park foi o Blackburn, que luta contra o rebaixamento.

O médio Brett Emerton, após cruzamento de Martin Olsson, pegou de primeira, com a perna esquerda, e mandou a bola para o fundo da rede do guarda-redes Van der Sar. O holandês, que utiliza a camisa 29 dos Diabos Vermelhos, havia se enrolado no lance anterior e também não foi bem na jogada do tento dos anfitriões.

A etapa inicial, apesar da insistência do United, terminou com a vantagem mínima dos donos da casa. Após o intervalo, com o placar desfavorável, o técnico Alex Ferguson mudou o esquema para tornar sua equipe mais ofensiva. Paul Scholes entrou no lugar de Fábio. Logo de cara, aos 20, a mudança deu a impressão de que não daria certo. De cabeça, Olsson acertou a trave de Van der Sar e quase anotou o segundo gol do Blackburn.

Com a claque do United já ficava nervosa, veio o pênalti que salvaria o United. Javier “Chicharito” Hernández recebeu lançamento, o guarda-redes Robinson saiu da baliza e chocou com o mexicano. Após consultar o assistente, o árbitro Phil Dowd marcou a infração. Na cobrança, Rooney, que não marcava há dois jogos, mandou para o fundo da rede e confirmou a hegemonia do Manchester United no Campeonato Inglês de futebol.

Com este resultado, o Manchester United chega aos 79 pontos e não pode ser mais alcançado. Já o Blackburn, agora na 16º posição, continua com 39. Na última jornada, os Diabos Vermelhos enfrentam o Blackpool (18º), outro clube que briga para ficar na elite. Enquanto isso, o Blackburn defende sua permanência na Premier League diretamente contra o Wolverhampton (17º).

Com o título, os Diabos Vermelhos alcançam a hegemonia na Terra da Rainha, aumentando para 19 canecos a sua coleção, contra 18 do Liverpool. Além disso, são 12 títulos em 19 anos – todos com o treinador Alex Ferguson no comando.

Outra conquista do United deve ser a artilharia da competição. Mesmo preterido na equipa titular pelo mexicano Javier “Chicharito” Hernández – além de ter sofrido, na reta final do Inglês, uma lesão na virilha -, o búlgaro Berbatov, com 21 golos, segue na liderança da tabela de goleadores. Com 19, o argentino Carlos Tévez ainda tenta ultrapassá-lo.

Confira os resultados das partidas disputadas este sábado da 37ª jornada do Inglês:

Blackburn 1 x 1 Manchester United

Blackpool 4 x 3 Bolton

Sunderland 1 x 3 Wolverhampton

West Bromwich 1 x 0 Everton

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts