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Preços elevados reduzem consumo de bebidas alcoólicas, diz um estudo

Será que uma garrafa de cerveja ou vinho tem o mesmo apelo se for mais cara? Talvez não, segundo os pesquisadores canadianos. Um estudo publicado na revista Addiction mostrou que para cada 10 por cento de aumento no preço mínimo de bebidas alcoólicas havia uma redução média de 3,4 por cento no consumo geral de álcool, e que a diminuição poder ser ainda maior dependendo do tipo da bebida.

Foram usados dados de 1989 a 2010 relativos à província canadiana da Colombia Britânica, onde o governo estipula um preço mínimo para as bebidas e mantém estatísticas sobre as vendas.

Mesmo levando em conta outros indicadores económicos gerais, os pesquisadores encontraram uma forte ligação entre os preços e os padrões de consumo.

“Os aumentos nos preços mínimos das bebidas alcoólicas podem reduzir substancialmente o consumo de álcool”, escreveu a equipe comandada pelo pesquisador Tim Stockwell, director do Centro de Pesquisas das Dependências da Colombia Britânica.

Ele disse que a conclusão pode ter importantes implicações para a saúde pública, já que a redução do consumo de álcool reduziria os acidentes de aviação e as doenças como a cirrose. “Todas essas coisas estão relacionadas ao uso excessivo do álcool. O acesso à nossa droga favorita tem um preço”, afirmou ele à Reuters Health.

Para cada 10 por cento de aumento no preço de uma bebida alcoólica, a queda no consumo foi de 6,8 por cento no caso de destilados e licores, 8,9 por cento para o vinho, 13,9 por cento para cidras e sodas alcoólicas, e 1,5 por cento para a cerveja.

Tim Naimi, da Escola de Medicina da Universidade de Boston, disse que a subida do preço mínimo das bebidas é “como uma bala de prata” no controle do consumo de álcool.

“Trata-se duma descoberta importante sobre uma política eficaz, mas subutilizada”, acrescentou Naimi, que estuda políticas de controle do álcool, mas que não participou no estudo.

Ele ressalvou, no entanto, que a subida dos preços pode induzir os consumidores a optarem por bebidas mais baratas.

A solução seria impor alíquotas tributárias diferentes para os diversos tipos de bebidas alcoólicas

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