O nível geral de preços registou uma nova queda, em Junho de 2012, na cidade de Maputo, na ordem de 0,55%, após variações negativas de 0,44% e 0,56% observadas no mês anterior de Maio de 2012 e período homólogo de 2011, respectivamente.
Ainda em Junho último, a divisa moçambicana, o Metical, estabilizou face ao Dólar dos Estados Unidos da América (EUA) e depreciou-se em 0,09% e 2,70%, em relação ao Euro e ao Rand, respectivamente, segundo o Banco de Moçambique (BM).
No que tange ao saldo das Reservas Internacionais Líquidas, o BM indica que foi de 2263,6 milhões de dólares, o equivalente a uma constituição de 12,9 milhões de dólares no período em análise, ou seja, em Junho de 2012.
O cenário foi possível graças à injecção de seis milhões de dólares através de remessas de mineiros moçambicanos na África do Sul, entrada de fundos a favor de projectos diversos do Governo de 7,4 milhões de dólares e depósitos líquidos dos bancos comerciais no banco central de 25 milhões de dólares.
Esta situação foi contrariada por vendas líquidas de divisas efectuadas pelo BM no Mercado Cambial Interbancário de 10,8 milhões de dólares, amortização do serviço da dívida pública externa no valor de 9,8 milhões de dólares e pagamentos diversos efectuados a favor do Estado no montante de 5,7 milhões de dólares norte-americanos.