Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preços aumentaram em Janeiro

O nível geral de preços em Moçambique registou um aumento em cerca de 0.64 por cento, no mês de Janeiro último. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esta cifra representa uma desaceleração da inflação mensal em aproximadamente 0,60 pontos percentuais relativamente a Dezembro.

O aumento dos preços da renda de casa, com variação de 11.8 por cento, do peixe refrigerado ou congelado, do coco, da bicicleta, de automóveis usados, do tomate, de calças para senhoras e do carvão teve impacto no total da inflação mensal de 0.83 pontos percentuais.

As divisões da alimentação e bebidas não-alcoólicas, da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, bem como da educação registaram aumentos de preços na ordem de 4,93 por cento e 8,24 e 23,41 por cento, respectivamente.

Em relação a igual período do ano passado, o país registou um agravamento do nível geral dos preços em 5,12 por cento.

Comparando as inflações mensais das três cidades, nota-se que a cidade da Beira, em Sofala, no centro do país, registou a maior variação dos preços mensais, situada em 1.19, seguido de Maputo com 0,39 e Nampula com 0,03 por cento.

No que refere à inflação homóloga, ou seja, comparação entre Janeiro de 2011 e Janeiro de 2012, Nampula registou a variação mais elevada de 6,45, seguido da Beira, com 5,02 e, por fim, Maputo, com 4,26 por cento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!