Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preço de pão poderá ser agravado em 30 por cento

Os panificadores moçambicanos poderão agravar o preço do pão em cerca de 30 por cento alegadamente para compensar o elevado valor de compra do trigo, a principal matéria-prima usada para o fabrico daquele bem básico. Os panificados alegam que o preço do trigo foi agravado por duas vezes num espaço de um mês.

O mesmo se verificou por várias vezes nos últimos dois anos, sem contudo afectar o preço do pão. Além disso, eles afirmam que houve também mexidas nos preços de outros produtos usados para o fabrico do pão como o fermento e vitaminas bem como nos custos de energia eléctrica, água e despesas com os salários.

Dados citados pelo “Diário de Moçambique” indicam que, há pouco tempo, o saco de trigo com peso de 50 quilogramas custava 790 meticais (21,4 dólares americanos), tendo passado para 860 nos princípios deste mês e mais tarde para 1.060 meticais.

“Com este aumento, as padarias vão diminuir as vendas, pois o pão será mais caro”, disse Castigo Quive, gerente da Padaria Lafões, localizada no centro da cidade de Maputo, citado pelo jornal “Diário de Moçambique” de terça-feira. “Por outro lado, as empresas panificadoras vão ficar descapitalizadas e seremos obrigados a reduzir o número de trabalhadores”, acrescentou Quive.

Por sua parte, o proprietário da Padaria Malhangalene, uma das maiores da capital moçambicana, admite a hipótese de fechar o seu empreendimento alegando que o negócio já deixou de ser rentável. “Como se explica que o preço do trigo aumente duas vezes em um mês? Nós também teremos que elevar o preço. Eu estou em vias de fechar a minha padaria porque isto já não dá rendimento”, disse ele.

Entretanto, as moageiras justificam essa subida do preço do trigo com o agravamento dos custos de aquisição do produto no mercado internacional. Segundo o director da Companhia Industrial da Matola (CIM), Domingos Gonçalves, uma das principais moageiras no mercado nacional, os recentes agravamentos do preço do trigo em 20 por cento resulta da pouca oferta e muita procura do produto no mercado internacional. Gonçalves explicou que o preço de uma tonelada de trigo foi agravado de 206,17 dólares, há alguns meses, para os actuais 267,53 dólares.

“Para além deste valor de 267,53 dólares, é preciso acrescentar os custos de transporte”, recordou ele. Os actuais preços do pão estão em vigor deste Fevereiro de 2008, altura em que o pão de quatro meticais passou a custar 4,5 meticais e o de 3,5 meticais passou a custar quatro meticais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts