Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preço de pão: governo promete fiscalização cerrada

As autoridades governamentais moçambicanas prometem intensificar as acções de fiscalização junto das moageiras e padarias para garantir o cumprimento do preço de pão ditado pelo Conselho de Ministros no âmbito das iniciativas tendentes a conter o elevado custo de vida.

Falando Terça-feira, em Maputo, momentos após se reunir com representantes das moageiras e empresas panificadoras, o Ministro da Indústria e Comércio, António Fernando, assegurou que o Governo vai subsidiar as moageiras na importação de trigo para manter o preço de pão.

O encontro tinha por objectivo estudar, em conjunto, as formas de como se podem implementar as medidas anunciadas, terça-feira, pelo Governo.

“As moageiras deixam de vender o saco de 50 quilos de farinha de trigo ao preço de 1.050 meticais para voltarem ao preço anterior de 850 meticais para garantir a manutenção do preço de pão. Isso impõe a adopção de uma fiscalização intensa para verificar-se que a medida está a ser cumprida ou não, tanto no preço como nas medidas”, vincou o ministro Fernando.

As moageiras e padarias que não obedecerem, segundo o ministro, serão retiradas da lista de beneficiários deste subsídio. Esta medida é extensiva a outro grupo de importadores, nomeadamente de tomate, batata, cebola e arroz de 3ª qualidade.

O ministro disse que os agentes económicos foram receptivos às medidas e prometeu que dentro em breve as partes voltarão a mesa para discutirem os critérios de elegibilidade das moageiras que irão beneficiar desta iniciativa governamental.

“As padarias deverão ser eficientes porque haverá componentes que deverão retirar ou racionalizar o uso do trigo no fabrico de pão para reduzir os custos ao consumidor. Para que o subsídio seja mais baixo depende dos intervenientes”, explicou.

De realçar que o Executivo moçambicano encoraja a mistura de farinha de trigo com farinha de mandioca para o fabrico de pão como medida certa para a manutenção do preço deste último produto quase indispensável para a população.

Victor Miguel, Presidente da Associação dos Panificadores, assegurou, na ocasião, que a maior parte das padarias já está a praticar o anterior preço de pão porque o subsídio vai permitir a recuperação do valor despendido na importação.

“O preço de pão em face do aumento do custo da farinha de trigo tinha sido ajustado em mais um metical”, disse Miguel.

Refira-se que de Julho a Agosto de 2010, o saco da farinha de trigo de 50 quilogramas subiu em cerca de 270 meticais (MT), passando de 850MT para 1.050MT (o dólar norte-americano equivale a aproximadamente 37 meticais), um aumento de cerca de 32 por cento, em menos de dois meses.

Mahamud Sharania, falando em nome das moageiras, disse que a subida do preço do trigo foi também causada pela desvalorização do Metical face as principais moedas usadas nas operações de importação, assim como dos elevados custos operacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!