Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PR deve nomear outro Governador para Sofala nos próximos dias

Está a aproximar- se do fim a contagem do tempo para a recuperação de Maurício Vieira a ponto de retomar a função de Governador da Província de Sofala, cargo que deixou de exercer desde Março deste ano devido a problemas de saúde. Até porque a Província não deve permanecer longo tempo sem Governador efectivo.

Na prática, Maurício Vieira exerceu a função de Governador de Sofala apenas durante cerca de dois meses, tendo depois sido acometido por uma doença prolongada que o levou a afastar-se do poder desde Março até a presente data, aproximadamente cinco meses.

Neste momento a Província de Sofala conta com um Governador Substituto, nomeadamente Carvalho Muária, actual Vice-Ministro das Obras Públicas e Habitação, recentemente designado pelo Chefe do Estado, Armando Emílio Guebuza, a quem compete a luz da Constituição da República nomear e desnomear membros do Governo (Ministros e Vice-Ministros) incluindo os Governadores Provinciais.

Consta que findo o período de seis meses antes da sua recuperação Maurício Vieira poderá cessar definitivamente as funções de Governador da Província de Sofala, pelo que pela contagem de tempo sobram-lhe apenas cerca de quatro semanas. Refira-se que Maurício Vieira após completar três meses de ausência do posto pelo mesmo motivo, o Presidente da República teve de nomear um Governador Substituto, que também não pode permanecer uma eternidade com esse estatuto.

Pelo sim ou pelo não, o Chefe de Estado terá de encontrar uma saída definitiva dessa situação até o final do mês em curso ou princípios de Setembro próximo. O mais provável, tendo em conta a gravidade da doença que Maurício Vieira padece, será a nomeação de um novo Governador Provincial, não se afastando a possibilidade de manutenção do actual substituto, Carvalho Muária.

No entanto, caso Carvalho Muária seja mantido em Sofala como Governador Provincial, até porque beneficia da vantagem de possuir experiência decorrente do exercício da mesma função no mandato passado na Zambézia; isso implicará o Presidente da República encontrar outra figura para o substituir no posto de Vice-Ministro das Obras Públicas e Habitação. Cidadãos, incluindo políticos ligados ao partido no poder, abordados pelo nosso jornal na Cidade da Beira, não se opõem a manutenção de Carvalho Muária em Sofala, mas opinam que tendo em consideração o actual contexto Zacarias até seria uma aposta acertada.

Contudo, mantém reservas quanto a possibilidade do Presidente da República poder vir a nomear Felício Zacarias para o cargo de Governador de Sofala, enquanto não estar claro das razões que o tornaram o mais sacrificado dos membros do Governo no mandato passado. Felício Zacarias que já foi Governador Provincial em Manica e em Sofala enquanto Joaquim Chissano era Presidente da República, no primeiro mandato do actual Chefe de Estado, Armando Guebuza, foi promovido a Ministro das Obras Públicas e Habitação.

O facto de Armando Guebuza ter mantido praticamente todo elenco do mandato passado e atirado para fora Felício Zacarias surpreendeu os moçambicanos, que até manifestam certa admiração, simpatia e confiança ao “sacrificado” em relação a muitos que ficaram.

Felício goza de muita aceitação e popularidade particularmente na Cidade da Beira, e a sua aposta para o cargo de Governador da Província de Sofala seria uma mais valia para o partido no poder conseguir lograr o seu objectivo de recuperar a Beira ora nas mãos de Daviz Simango e seu MDM – segundo opinou para este jornal Fernando Carrelo, antigo quadro sénior da Renamo que promete apoiar a campanha dos “camaradas” nas próximas autárquicas, condicionando, no entanto, se a aposta for no “Mano Zaca” como é carinhosamente tratado na praça pública beirense.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts