O Desportivo de Maputo derrotou, no passado sábado (14 de Setembro), o Estrela Vermelha por 2 a 0, em jogo da quarta jornada da poule de apuramento ao Moçambola-2014. Na zona Centro, confrontos que ditaram a interrupção do jogo entre o Textáfrica de Chimoio e o FC de Angónia, na altura empatados 2 a 2, resultaram em pelo menos uma vítima mortal e vários feridos.
As duas formações entraram com intenção de ganhar para assumirem a liderança isolada da prova. Contudo, a turma da casa, os alvinegros, cedo assumiu as rédeas do jogo e quando transcorridos apenas quatro minutos criou o primeiro lance de golo, numa investida de Jorge pela esquerda em que centrou o esférico para a marca de grande penalidade de onde surgiu Geraldo a falhar escandalosamente.
O Estrela revelou timidez e manteve baixas as suas linhas, limitando-se no contra-ataque rápido. Chegou à baliza alvinegra com algum perigo à passagem do minuto 19, através de um livre indirecto de Eládio para o cabeceamento de Ivan que terminou nas mãos seguras de Marcelino.
Três minutos depois, o Desportivo de Maputo chegou ao primeiro golo. O lance nasceu em Marcelino que colocou Lanito a explorar a ala direita, centrando para o interior da grande área onde estava Calton que, na tentativa de rematar, foi antecipado com falta pelo central Criza.
Alberto Jumisse não hesitou e apontou para a marca da grande penalidade não bem convertida por Jorge, mas sim por Chana na recarga depois de uma defesa espectacular mas insegura de Leonel. O Estrela ainda correu atrás do prejuízo mas o Desportivo era o “dono”do jogo, ou seja, mandava em tudo.
A situação dos visitantes veio a agravar-se quando, ao minuto 43, Criza viu o segundo cartão amarelo o que lhe valeu a expulsão. No reatamento, nada mudou. O Desportivo comandou e o Estrela limitou-se a defender para não sofrer, sobretudo com menos uma unidade.
O segundo e último tento da equipa alvinegra viria a surgir ao minuto 66, quando Geraldo ganhou a bola na zona intermediária e lançou rapidamente Lanito ao ataque que, já do lado esquerdo, tirou dois centrais do caminho antes de cruzar para Chana que cabeceou para o fundo das malhas.
Depois do golo, o Desportivo optou por circular mais a bola, tirando claramente o pé do acelerador, diga-se. Com este resultado o Desportivo isola-se na liderança da poule Sul com 10 pontos, mais um do que o Ferroviário de Gaza que derrotou a formação do Samora Machel por 3 a 1.
Ferroviário de Quelimane perde mas continua na liderança
Na zona Centro do país, o Ferroviário de Quelimane consentiu a sua primeira derrota na prova, diante do Palmeiras de Quelimane por 2 a 1.
Ainda assim, as locomotivas continuam na liderança com nove pontos, mais um do que o Textáfrica de Chimoio que empatou com o FC de Angónia por 2 a 2, partida que não terminou devido à invasão do campo por parte dos adeptos da turma da casa que quiseram agredir o árbitro.
A polícia, por sua vez, na tentativa de dispersar os populares com tiros, atirou mortalmente contra uma menor de apenas 14 anos que frequentava a 8ª classe numa das escolas de Angónia.
Desportivo de Mueda falta ao jogo
Na zona Norte ficou o registo da primeira falta de comparência desta edição 2013 da poule, cujo protagonista foi o Desportivo de Mueda que devia defrontar a UP de Lichinga.
Outra mancha foi do jogo entre o Benfica de Monapo e a AD de Cuamba que não terminou devido ao abandono da segunda equipa, alegadamente porque o árbitro anulou um golo justo a seu favor.
Na única partida disputada, as locomotivas de Nacala e de Pemba não foram para além de um empate sem abertura de contagem.
Com estes resultados, a UP de Lichinga isola-se na liderança com nove pontos, mais dois do que o Ferroviário de Pemba na segunda posição.
Quadro completo de resultados:
Zona Sul
Desportivo de Maputo 2-0 Estrela Vermelha
Samora Machel 1-3 Ferroviário de Gaza
MG da Matola 0-1 AD Maxixe I
ncomáti 1-0 Ferroviário de Inhambane
Zona Centro
Palmeiras de Quelimane 2-1 Ferroviário de Quelimane
Águias de Angónia 2-2 Textáfrica de Chimoio (não terminou)
FC da Beira 1-0 FC de Angónia
Chimoio FC 1-0 Sporting da Beira
Zona Norte
UP de Lichinga 3-0 Desportivo de Mueda
Benfica de Monapo 0-0 AD de Cuamba (não terminou)
Ferroviário de Nacala 0-0 Ferroviário de Pemba