O Desportivo de Nacala, pela zona Norte, e o Estrela Vermelha, pela zona Centro carimbaram, no último fim-de-semana, a presença na maior prova futebolística do país, o Moçambola edição 2013. Os nacalenses garantiram o triunfo ao derrotar o Sporting de Monapo enquanto que os beirenses venceram em casa o Textáfrica de Chimoio. Entretanto, na zona Sul tudo será decidido na última jornada que vai decorrer neste fim-de-semana.
À semelhança do Clube de Chibuto que este ano ascendeu ao Moçambola, o Estrela Vermelha da Beira fez história ao subir, pela primeira vez, ao Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão. No último fim-de-semana, jogando em casa, os beirenses passaram por dificuldades durante os primeiros 45 minutos do encontro diante do Textáfrica de Chimoio, e demonstraram atitude na segunda parte.
Tudo o que o Textáfrica procurou ensinar ao seu adversário na primeira parte, e longe de querer os três pontos – também porque é conhecedor do Moçambola – foi a lição de que o Estrela Vermelha vai a um campeonato renhido e que precisava de passar por aquele sofrimento para poder preparar-se. Contudo, Mansur foi o autor do primeiro golo dos alaranjados à passagem do minuto 25, na cobrança de uma grande penalidade.
Com os campeões provinciais de Manica a pressionar, mas sem conseguir chegar ao tento por culpa própria, o árbitro da partida mandou as duas equipas recolherem aos seus balneários.
No retomar das hostilidades, se calhar pelo banho frio que os jogadores foram tomar, o Textáfrica de Chimoio não entrou com a mesma velocidade e nem sequer demonstrou vontade de discutir o jogo até ao fim. Nesse período o Estrela Vermelha cresceu, e sentiu que podia chegar a mais um golo, para resolver de uma vez por todas o jogo.
Foi nessa crença que ao minuto 78 o inédito aconteceu.Com a ajuda das dimensões do campo, pequenas para o padrão habitual, o guarda-redes Chapepa, do Estrela Vermelha, mandou a bola da sua baliza para a baliza contrária, tendo a mesma terminado no fundo das malhas. O público da Beira que presenciou o jogo saltou de alegria e foi visível o sentimento que une aquele povo ao futebol: muita alegria, muita festa, cânticos e dança, muito “olé” para um novo Estreante no Moçambola.
Nacalenses também fizeram a festa
Já no domingo, a vez foi do distrito de Nacala fazer a festa ao elevar o seu clube, o Desportivo, à primeira liga do futebol moçambicano na edição 2013. No confronto com o seu adversário directo, o Sporting de Monapo, os nacalenses passaram por severas dificuldades ao longo dos noventa minutos para garantir os três pontos, cuja partida terminou em 1 a 2.
Se na zona Centro e Norte a eliminatória ficou resolvida na penúltima jornada, na zona Sul tudo será decido neste fim-de-semana e com uma autêntica final: o líder Ferroviário de Gaza com 11 pontos recebe, em sua casa, o Matchedje de Maputo com 10 pontos. Neste embate, só o empate interessa à locomotiva de Gaza para estar no Moçambola 2013.