A Universidade de Aveiro, em Portugal está, desde segunda-feira, a promover dois cursos superiores de especialização em língua portuguesa e literaturas de expressão portuguesa, envolvendo mais de 50 professores de diferentes instituições de ensino, em Moçambique.
Os cursos, com a duração de dois semestres, são ministrados nas regiões centro e norte do país, respectivamente pela Escola Portuguesa da Beira, em Sofala, e Escola Lusófona de Nampula.
Em Nampula, a cerimónia de abertura oficial do curso contou, para além dos 30 formandos, com a presença de alguns membros do governo e do Conselho Municipal da cidade.
Arminda Sousa da Costa, directora da Escola Lusofona, disse ao Wamphula fax que a iniciativa enquadra-se no projecto “Pensas Moz” financiado pelo governo de Portugal, que visa a formação de docentes da língua Portuguesa e Matemática até ao nível de mestrado.
Criada há 17 anos, a Escola Lusófona de Nampula lecciona de 1º ao 9º nível,este último equivalente à 10ª classe do ensino secundário geral do primeiro ciclo no país.