Silvestre Varela empatou nos últimos segundos de jogo para garantir a Portugal um empate por 2 x 2 contra os Estados Unidos, este domingo (22), pelo Grupo G do Campeonato Mundial de Futebol, mantendo vivas as esperanças da sua equipe em avançar para a próxima fase.
Até Varela mergulhar de cabeça depois do cruzamento de Cristiano Ronaldo pela direita, Portugal parecia morto e enterrado, depois que os EUA tinham virado o marcador para 2 x 1.
O resultado deixou EUA e Alemanha empatados na liderança do grupo, com quatro pontos, e Portugal e Gana com um. Na última rodada, os alemães enfrentam os EUA, enquanto os portugueses e ganenses duelam no outro jogo.
Portugal marcou o primeiro golo em Manaus logo aos 5 minutos, depois de um erro de Geoff Cameron deixar Nani em boas condições dentro da área. O atacante chutou por cima e superou o guarda-redes Tim Howard.
Jermaine Jones empatou na segunda parte com um poderoso chute de direita de fora da área e Clint Dempsey colocou os norte-americanos à frente aos 36 minutos ao completar para o golo de barriga.
Os EUA foram melhores na segunda etapa, com os portugueses, derrotados pela Alemanha por 4 x 0 na estreia, aparentemente sentindo o calor de 30 graus centígrados na Arena da Amazônia.
Quando a partida parecia resolvida em favor dos EUA, Varela, que tinha acabado de entrar, empatou o confronto em jogada de Cristiano Ronaldo, que tenta se livrar de uma lesão no joelho e mais uma vez teve actuação apagada no Mundial do Brasil.