A Universidade Eduardo Mondlane e a Foris Telecom Moçambique assinaram recentemente um acordo de cooperação com vista à intensificação das capacidades dos estudantes, das faculdades e dos seus funcionários relativamente às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
A cooperação permitirá o acesso dos seus beneficiários a pacotes de ligação com descontos, que incluem computadores portáteis de baixo custo, com ligação de Internet de banda larga em Maputo. Os beneficiários irão adquirir o pacote completo através de um plano de assinatura de pagamento faseado, que será facilitado através de acordos directos celebrados entre estes e a instituição de financiamento (banco).
Através destes acordos serão atribuídos empréstimos durante um período acordado, que serão pagos directamente pelo beneficiário à instituição de financiamento por meio de prestações. O director geral da Foris Telecom, David Inbar, disse que o programa prevê a entrega de dez mil (10.000), devendo a primeira fase iniciar em Janeiro de 2010, com 5.000 computadores para igual número de estudantes. “Vai ser um pacote que inclui um computador, um modem e um serviço mensal de Internet, por um valor que rondará a partir dos 15 Dólares americanos por mês”, disse Inbar.
Acrescentou que a sua instituição está apostada em criar condições para que os estudantes moçambicanos tenham maior acesso ao conhecimento. Por sua vez, o presidente da Associação dos Estudantes da UEM, Luís Fazenda, agradeceu e disse que esta será uma mais-valia no processo de aquisição de conhecimento pelos estudantes. Apelou à direcção da UEM para expandir a iniciativa a todas as escolas superiores que estão fora da cidade de Maputo.
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Filipe Couto, disse que o processo de ensino e aprendizagem de hoje não se pode dissociar das Tecnologias de Informação e Comunicação, pois, segundo ele, são um meio eficaz para a aquisição do conhecimento. À luz do acordo, a Universidade compromete-se a levar a cabo todas as medidas administrativas que obriguem os assinantes do pacote a pagar.
Das medidas adoptadas destacam-se a retenção do diploma de licenciatura dos estudantes, bem como a folha de notas do semestre até que o pagamento seja efectuado na totalidade.