Nos últimos anos, o Standard Fundo de Pensões tem estado a investir em tecnologia de tal ordem que, actualmente, disponibiliza ferramentas – como o “Portal de Membro” – que permitem aos utilizadores gerir e acompanhar as suas contas em tempo real.
Através do portal, o membro tem, ainda, acesso ao seu saldo, extracto e o histórico de contribuições. Pode, igualmente, nomear ou actualizar a lista dos beneficiários, contactar directamente o seu gestor de conta ou submeter pedidos de assistência e verificar o estado de todas as solicitações feitas.
A aposta na inovação tecnológica permite, ainda, que a assistência aos clientes do Standard Fundo de Pensões seja efectuada por via digital, com recurso a uma plataforma robusta e eficiente, segundo referiu Agnaldo Mavera, director geral desta instituição, à margem da segunda Conferência Anual de Seguros, ocorrida, recentemente, em Maputo, sob o lema “Seguros em Tempo de Mudanças”.
“Em caso de necessidade de assistência por parte das nossas equipas, elas fazem-no por via digital. Os nossos clientes interagem connosco, sem a necessidade do contacto físico, nem de chamadas ou e-mails”, explicou, acrescentando que “assumimos a tecnologia como um vector que nos pode ajudar a alcançar a maior parte da população, através das parcerias com as fintechs e as carteiras móveis”.
Numa outra abordagem, Agnaldo Mavera referiu que a falta de conhecimento sobre a relevância dos seguros constitui o primeiro obstáculo que se verifica no acesso aos produtos e serviços de seguro pela maior parte da sociedade moçambicana. Mavera, que integrou o painel que debateu sobre “O papel da transformação digital e micro-seguros na aceleração do acesso aos serviços de seguros”, defendeu que “temos um mercado que tem necessidades mas, por outro lado, não percebe quais são as soluções disponíveis para satisfazer essas necessidades. Por isso, como operadores, temos a obrigação de educar o mercado antes mesmo de vender os produtos”.
Importa referir que a segunda Conferência Anual de Seguros reuniu 350 participantes, 18 painelistas, entre brasileiros, sul-africanos, portugueses, zimbabweanos e nacionais, com o objectivo de partilhar experiências e discutir soluções, com a finalidade de criar uma matriz de trabalho para solucionar as preocupações das seguradoras, particularmente dos clientes