Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

População de elefantes aumenta para 10.800 em Moçambique

População de elefantes aumenta para 10.800 em Moçambique

ANACDepois de quase uma década de matança ilegal que reduziu para cerca de 9 mil a população de elefantes em Moçambique os esforços das autoridades conseguiram estancar a carnificina e o número de paquidermes voltou a aumentar para 10.800 animais.

A caça furtiva para alimentar os mercados asiáticos de marfim originou o declínio da população de elefantes no nosso país de 20 mil em 2010 para pouco mais de 10 mil em 2015.

Um Censo realizado em 2016 em todo o continente africano revelou que a continuação da matança, particularmente na Reserva Nacional do Niassa, reduziu para 9.605 os elefantes em Moçambique.

Os esforços do Governo de Filipe Nyusi conseguiram estancar a carnificina, em Junho passado o maior habitat de elefantes do nosso país assinalou 1 ano sem que nenhum animal tenha sido abatido por furtivos.

Paralelamente decorreu, durante o ano de 2018, um novo Censo de elefantes no nosso país cujos resultados preliminares não só confirmam o controle da cça furtiva como indicam um ligeiro aumento para 10.800 paquidermes.

Carlos Lopes Pereira, o director de Protecção e Fiscalização da Administração Nacional das Áreas de Conservação afirmou, durante uma reunião paralela a 18ª Conferência das Partes da CITES que decorre na Suíça, que “a população de elefantes está estável no país”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts