Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polícia zambiana detém dono de jornal

A Polícia de Lusaka deteve e acusou esta quinta-feira o dono do jornal “Post Newspaper”, Fred Mmembe, e o seu repórter Funga Mukosha de publicação de informações classificadas em virtude da lei relativa à segurança do país.

Os dois jornalistas, que compareceram nesta quinta-feira perante o Tribunal de Lusaka para responder pelas acusações, negaram as alegações.

Mmembe e Mukosha foram acusados devido a um artigo publicado pelo Post Newspaper a 17 de abril sobre uma correspondência enviada pelo director-geral da Comissão de Luta contra a Corrupção (ACC) ao Presidente zambiano, Edgar Lungu, para o informar este organismo submetia interrogatórios ao seu conselheiro político na Presidência, Kaizer Zulu, que teria sido acusado de solicitar suborno de um milhão de dólares de um empresário chinês par marcar uma audiência com o chefe do Estado.

Durante a comparência no tribunal nesta quinta-feira, o procurador rejeitou o pedido dos jornalistas de libertação sob caução, alegando que o caso apenas pode ser julgado perante o Tribunal Supremo.

No entanto, o juiz vai decidir sexta-feira sobre o pedido de libertação sob caução feita pelos advogados de defesa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!