A polícia sul-africana descobriu mais quantidades do chá de cocaína que se encontrava à venda em algumas lojas de Polokwane e Joanesburgo, províncias de Limpopo e Gauteng, respectivamente. Tal acontece dois meses depois de terem sido apreendidos os primeiros volumes daquele produto ilícito, denominado Coca Tea.
Alega-se que o Coca Tea possui um alto teor de cocaína, pois as pessoas nas quais foram detectados vestígios do produto apresentavam níveis elevados de cocaína no sangue.
Em Julho último, o Conselho sul-africano de Controlo dos Medicamentos levou a cabo um trabalho de investigação e vasculha nas lojas, que culminou com a interdição do produto.
O porta-voz da polícia, Hangwani Mulaudzi, falando a jornalistas, assegurou que a corporação ficou em estado de alerta depois de uma mulher se ter queixado de vertigens por ter consumido aquele chá, ao invés do medicinal. Segundo Mulaundzi, o médico que efectuou os testes à mulher não acreditou quando viu os resultados, que indicavam a presença de cocaína no sangue da paciente.
Foi por isso que a polícia investigou duas cadeias de lojas e companhias farmacêuticas em Polokwane. Tal medida visava a descoberta e apreensão do produto no mercado. Mulaundzi assegurou ainda que um dos estabelecimentos alvo das buscas terá ignorado as ordens da polícia, ao voltar a colocar o chá à disposição dos clientes. No entender de Hangwani Mulaudzi, a venda daquele produto é um atentado à saúde pública.
“No fim do nosso trabalho, iremos responsabilizar os autores. As investigações estão num bom caminho, e isso vai permitir-nos que levemos os infractores à barra da justiça, apesar de eles terem estampado um endereço errado nas caixas do produto”, explicou o porta-voz.
Recentemente, uma equipa do diário sul-africano Sowetan visitou uma farmácia em Polokwane, província do Limpopo, e constatou que o chá de cocaína ainda estava nas prateleiras.
O gestor do estabelecimento recusou-se a falar sobre o facto, tendo apenas confirmado que um dos ingredientes do produto era a cocaína.
Até o momento, a polícia ainda não descobriu a origem do Coca Tea e está a levar a cabo uma campanha de sensibilização no sentido de desencorajar as pessoas de consumi-lo.