A Polícia da República de Moçambique(PRM), ao nível da cidade de Maputo, registou na semana finda dois casos de roubo de viaturas com recurso a chaves falsas, na baixa da capital moçambicana. No passado dia 21 do corrente mês, no Aeroporto internacional de Mavalane, mais dois cidadãos estrangeiros foram detidos quando tentavam passar pelo nosso território transportando droga nos seus organismos.
Segundo o porta-voz do comando da PRM, em Maputo, Orlando Modumane, na sequência das acções da corporação uma das viaturas roubadas na baixa foi recuperada assim como outras duas viaturas de marcas Toyota Town Ace com chapa de inscrição MMH-79-56 e Toyota Elgrand ABN-440-MC.
Foram detidos pela PRM, na semana finda 75 indivíduos, pela práctica de diversos crimes, dos quais 40 incidiram contra propriedades, 25 contra pessoas e 10 contra ordem, segurança e tranquilidade públicas. No concerne ao movimento migratório, 10 indivíduos foram interditos de entrar no território nacional, dos quais sete por terem vistos de entrada falsos e três por falta de clareza da sua vinda ao país, destes, cinco bengalis, dois somalis e mesmo número de paquistaneses e dois nigeriano e tendo de seguida reembarcados para os seus países de origem.
Relativamente as “mulas” de drogas os dois detidos são cidadãos de nacionalidades tanzaniana e boliviana, identificados pelos nomes de Bwiro e Irma Zeballos Jordan. Após serem detidos no Aeroporto os dois foram encaminhados para o Hospital Central de Maputo, onde foram retirados dos seus organismos cápsulas contendo droga, 80 cápsulas num dos detidos e 42 no outro detido. A PRM suspeita que a droga seja cocaína.