A Polícia da República de Moçambique (PRM) no Distrito de Báruè, província de Manica, deteve um cidadão de nome Zito Mário Semente, acusado de envolvimento no assassinato, a sangue frio, de dois estrangeiros, uma Zimbabueana, Beauty Nhambirira, e um Malawiano, Camela Amadi Osman.
Zito Semente, 25 anos de idade e pai de um filho, é vendedor ambulante de combustível ao longo da Estrada Nacional Número 7. Agora está a contas com a Polícia e o crime de que é suspeito ocorreu há dias na pedreira de Púnguè, localidade de Chuala-Honde, em Manica.
Segundo a Comandante Distrital da PRM em Báruè, Angelina Muteto, as vítimas viajam, com destino a República do Malawi, num camião de marca Scania com matrícula MZ 7803 Mz 43–93, na altura carregado de combustível. Zito Semente confessou o crime à Rádio Comunitária Catandica e disse que foi contratado por três indivíduos, cujo paradeiro desconhece.
Para além da Polícia, a Rádio Catandica confirma ter visto na viatura do indiciado, marca Toyota com a matrícula ABF 988 MP, a catana usada no crime ainda ensanguentada. Em sua posse foram também encontrados alguns bens das vítimas, tais como passaportes e carteiras. Aliás, o volante da viatura de Zito ainda continha marcas de sangue.
Angelina Muteto disse que este ano é pela segunda vez que a província de Manica regista um crime semelhante. O primeiro aconteceu ao longo do rio Nhamuka, também na Estrada Nacional Número 7. Neste caso, a vítima foi um camionista da empresa “Transportes Carlos Mesquita”. Consumado o acto, o corpo foi lançado no mato e os bandidos se apoderaram de um camião carregado de adubo. Depois de vender o produto na província de Tete, os meliantes abandonaram o camião.