Quatro cidadãos encontram-se detidos pela Polícia moçambicana na província meridional de Inhambane indiciadas de roubo de 102 cabeças de gado bovino, num curral duma empresa dedicada à pecuária, no distrito de Panda, naquela parcela do país.
Deste grupo, um indivíduo é guarda da empresa, apontado como conivente e os restantes não conseguiram escapar quando integravam outra quadrilha composta por cinco gatunos. As investigações continuam, no sentido de localizar e prender os restantes integrantes do grupo.
Segundo explica o Jornal ?Notícias?, para alcançarem os seus intentos, os criminosos munidos de armas de fogo dominaram dois guardas em serviço no curral, a quem agrediram antes de levar consigo o gado. A manada foi conduzida em direcção ao vizinho distrito de Inharrime.
?Tomada a ocorrência, começámos a perseguição dos larápios e conseguimos recuperar 22 cabeças que foram fugindo do controlo do grupo ao longo do percurso. Já em Inharrime conseguimos recuperar mais 58 cabeças, totalizando 80 recuperadas no terreno?, disse Esnaldo Magul, comandante distrital da Polícia.
O trabalho de investigação realizado pela corporação permitiu localizar mais 12 cabeças que já haviam sido vendidas a um matadouro da capital Maputo. Em relação às dez cabeças em falta, a Polícia diz suspeitar que tenham sido encaminhadas aos curais dos mesmos ou se perdido durante o percurso entre Panda e Inharrime.
A Polícia afirma ainda estar a interrogar os funcionários dos Serviços Distritais de Pecuária de Inharrime, que emitiram a guia de trânsito para o transporte das 12 cabeças, que seguiram para Maputo, mesmo sabendo que as mesmas estavam devidamente identificadas com a marca da empresa. ?Agora queremos saber e apurar as circunstâncias em que tal procedimento aconteceu. Logo à primeira vista julgamos ter havido cumplicidade, mas faremos tudo ao nosso alcance para clarificar o assunto?, garantiu Magul.
Segundo a fonte, este é um caso inédito. O roubo de gado, em Panda, tem acontecido em proporções bastantes insignificantes e com alguma cumplicidade dos pastores, mas a estes níveis (102) não há registo igual. Panda é um dos distritos de Inhambane que regista níveis altos de criação de gado.