Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polícia ambiental balea caçador furtivo em Massingir

Um cidadão, ao que tudo indica caçador furtivo, foi baleado mortalmente na semana passada durante uma troca de tiros com agentes da polícia de protecção dos recursos naturais e meio ambiente no interior do Parque Nacional do Limpopo (PNL), no distrito de Massingir, na província de Gaza.

“Durante os trabalhos de fiscalização no interior do PNL a polícia interpelou dois indivíduos que regressavam de mais uma acção de caça furtiva. Quando se aperceberam da presença policial, os dois indivíduos tentaram disparar contra os fiscais e na sequência disso houve troca de tiros na qual um dos furtivos foi atingido na parte da barriga e, minutos depois, não resistiu aos ferimentos e perdeu a vida no local”, revelou o porta-voz da Polícia da República de Moçambique(PRM) em Gaza, Jeremias Langa, que acrescentou que o segundo indivíduo conseguiu fugir.

De acordo com a fonte policial, citada pelo jornal Diário de Moçambique, os indivíduos teriam entrado no Parque do Limpopo provenientes do Parque Kruger na África do Sul.

A PRM apreendeu durante a operação uma pistola do tipo Mauser com três munições.

O distrito de Massingir é apontado como a principal rota de comércio de chifres de rinocerontes que são abatidos no Parque Kruger e, aproveitando a proximidade com a África do Sul e as facilidades das autoridades do lado moçambicano, passam dos caçadores furtivos para os traficantes que os fazem chegar aos mercados paralelos da Ásia, particularmente ao Vietname, onde o quilo do corno de rinoceronte chega a ser vendido a 100 mil dólares norte-americanos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts