Um cidadão, ao que tudo indica caçador furtivo, foi baleado mortalmente na semana passada durante uma troca de tiros com agentes da polícia de protecção dos recursos naturais e meio ambiente no interior do Parque Nacional do Limpopo (PNL), no distrito de Massingir, na província de Gaza.
“Durante os trabalhos de fiscalização no interior do PNL a polícia interpelou dois indivíduos que regressavam de mais uma acção de caça furtiva. Quando se aperceberam da presença policial, os dois indivíduos tentaram disparar contra os fiscais e na sequência disso houve troca de tiros na qual um dos furtivos foi atingido na parte da barriga e, minutos depois, não resistiu aos ferimentos e perdeu a vida no local”, revelou o porta-voz da Polícia da República de Moçambique(PRM) em Gaza, Jeremias Langa, que acrescentou que o segundo indivíduo conseguiu fugir.
De acordo com a fonte policial, citada pelo jornal Diário de Moçambique, os indivíduos teriam entrado no Parque do Limpopo provenientes do Parque Kruger na África do Sul.
A PRM apreendeu durante a operação uma pistola do tipo Mauser com três munições.
O distrito de Massingir é apontado como a principal rota de comércio de chifres de rinocerontes que são abatidos no Parque Kruger e, aproveitando a proximidade com a África do Sul e as facilidades das autoridades do lado moçambicano, passam dos caçadores furtivos para os traficantes que os fazem chegar aos mercados paralelos da Ásia, particularmente ao Vietname, onde o quilo do corno de rinoceronte chega a ser vendido a 100 mil dólares norte-americanos.