O Governo moçambicano, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico Local, acaba de estabelecer uma parceria com o Centro do Projecto Europeu para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) na Itália, para promover o interesse das pessoas em questões de desenvolvimento.
No âmbito da parceria, apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Rede de Desenvolvimento Económico Local (REDEL) e a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM) vão trabalhar conjuntamente na promoção, ao nível das escolas e das autoridades locais, da importância do alcance dos ODM. Ao abrigo deste entendimento, os parceiros de Moçambique irão apoiar o projecto através da sua perícia e colaborar com a rede das autoridades locais, educacionais bem como com as escolas. ‘O Projecto dos ODM, com os seus parceiros da Itália, Espanha, Bulgária e Moçambique, tem por objectivo apoiar a educação em questões de desenvolvimento e consciência de desenvolver actividades”, refere um comunicado de imprensa do PNUD.
A ideia, segundo comunicado, é aumentar o interesse das pessoas em questões de desenvolvimento, conhecimento e apoio público aos ODM, com particular atenção na Africa Sub- Sahariana”. A entrada de Moçambique nesta parceria foi formalizada em Junho último durante a visita de uma delegação moçambicana a Itália. Durante a sua visita, esta delegação, liderada pelo director nacional para a Promoção do Desenvolvimento Rural, Joaquim Casimiro, participou num encontro do Projecto ODM organizado em Foligno pelo Fundo das Autoridades Locais para Cooperação Descentralizada e Desenvolvimento Sustentável (FELCOS Umbria).
A delegação moçambicana, segundo o comunicado de imprensa do PNUD, que versa sobre esta matéria, participou, na região de Umbria, participou em diversos encontros que permitiram estabelecer novas parcerias, incluindo com a Confederação dos Camponeses Italianos, a Agência de Umbria para o Desenvolvimento Económico Local, entre outras organizações.