Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PM do Zimbabwe ameaça boicotar eleições de 2011

O Primeiro-Ministro do Zimbabwe avisou que poderá boicotar as eleições agendadas para o próximo ano se as campanhas se tornarem violentas. Morgan Tsvangirai fez estes comentários depois de pelo menos cinco pessoas terem ficado feridas no domingo, quando pedras foram arremessadas contra participantes em reuniões políticas na capital, Harare.

Os encontros eram para discutir a planeada reforma constitucional no Zimbabwe. Tsvangirai, que se juntou ao governo de unidade nacional no ano passado, disse que os atacantes haviam sido recrutados para impedir que as pessoas expressassem as suas opiniões. Ele não disse quem considerava responsável pela violência.

O seu partido, o MDC, concordou em partilhar o poder com a Zanu-FP, do Presidente Robert Mugabe, a seguir às eleições de 2008, marcadas por actos de violência contra os seus apoiantes.

Ao abrigo do acordo de coligação, os velhos rivais concordaram em elaborar uma nova Constituição e em realizar um referendo e novas eleições. Têm sido feitas por todo o país reuniões públicas de consulta à nova proposta de Constituição, para substituir o texto aprovado quando o Zimbabwe se tornou independente em 1980.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts