O plástico bolha, plástico que protege objectos frágeis graças a suas pequenas bolhas de ar famosas por seu barulho “pop” que fazem ao explodir, comemorou na segunda-feira seus 50 anos, anunciou o fabricante Sealed Air.
Criado por dois engenheiros – o suíço Marc Chavannes e o americano Al Fielding – como um papel texturizado e logo como um isolante, este famoso plástico cujas bolhas foram explodidas por gerações de crianças e adultos. alcançou o sucesso graças a ideia de usá-lo como material de embalagem.
“Segundo a lenda, Chavannes estava em um avião no aeroporto de Newark (Nova Jersey, noroeste dos Estados Unidos) quando teve seu momento “Eureka”, explicou em um comunicado a Sealed Air, com sede em Nova Jersey. Ao observar a forma como as nuvens pareciam amortecer o avião, “teve a ideia de substituir os velhos papéis de embalagem e os papéis de jornal na hora de proteger objectos frágeis”.
Logo, os criadores melhoraram o produto até obter o plástico bolha que se conhece hoje em dia, com suas bolhas de ar tão apertadas que fazem barulho ao serem pressionadas. “Nenhum dos inventores poderia imaginar que este inteligente conceito de papel de embalagem se converteria em um fenómeno da cultura pop”, explica a empresa, ao destacar que a página do Facebook do plástico bolha tem mais de dois milhões de fãs.
O fabricante inclusive criou no seu site um jogo em que os internautas tem que explodir bolhas de vários tamanhos. O jogo também tem aplicações para telefones celulares como o iPhone. Esta invenção é a galinha dos ovos de ouro da Sealed Air, que possui a marca registrada “Bubble Wrap (TM)” e tem um volume de negócios de mais de 4 bilhões de dólares em 52 países.