Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Plano de 100 dias: Governo reforça abastecimento de água e habitação em Sofala

fds-moprh-fernando-beira

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael, realizou recentemente uma visita de monitoria às obras de reabilitação e expansão do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) nas cidades da Beira e Dondo, bem como aos projectos habitacionais para reassentamento de populações afectadas pelos ciclones na província de Sofala.

Durante a visita, o governante percorreu pontos estratégicos da intervenção, incluindo o Centro Distribuidor de Munhava, com 45% de execução, e o Centro Distribuidor do Estoril, que já atingiu 75% de conclusão. A previsão é que ambas infra-estruturas fiquem prontas ainda este ano. Quando concluídas, estas obras irão aumentar a cobertura de abastecimento de água potável de 61% para 66%, beneficiando mais de 560 mil pessoas, contra os actuais 520 mil.

No entanto, apesar dos avanços, desafios como a ampliação da distribuição para os bairros periféricos e a necessidade de novos investimentos continuam a ser um obstáculo para a sustentabilidade do sistema. Outro ponto de destaque foi a monitoria das obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Mutua, que se encontra na fase final e será essencial para o aumento da capacidade de tratamento e distribuição de água potável na região.

No mesmo contexto, Fernando Rafael destacou as obras de construção de duas represas nas localidades de Haluma e Matenga, no distrito de Nhamatanda, que fazem parte do plano dos primeiros 100 dias de governação. Com uma capacidade média de 35 mil metros cúbicos cada, estas infraestruturas vão beneficiar cerca de 14 mil pessoas, garantindo o abastecimento de água para irrigação agrícola e abeberamento de mais de 400 cabeças de gado.

“Estas obras estratégicas representam um marco na segurança hídrica da região, pois vão ajudar a prevenir doenças hídricas, impulsionar a agricultura e melhorar significativamente as condições de vida das comunidades locais”, afirmou Fernando Rafael.

No âmbito da estratégia de reconstrução pós-ciclones, as obras habitacionais encontram-se na fase conclusiva, com a construção de 1.107 casas. Durante a visita, Fernando Rafael monitorou as obras de 75 casas no bairro de reassentamento de Guara-Guara e 450 casas no bairro de reassentamento de Ndeja, no distrito de Nhamatanda.

As obras decorrem a bom ritmo e devem ser concluídas dentro dos prazos. Estas iniciativas fazem parte dos esforços do Governo e dos parceiros de desenvolvimento para restaurar o tecido social e garantir condições dignas para cerca de 5.500 pessoas afectadas pelas intempéries.

O Governo também está a capacitar as comunidades locais através da formação de artesãos sobre técnicas de construção resiliente, como forma de preparação para os desafios associados às mudanças climáticas. Para garantir a eficiência na execução destes projetos, o ministro Fernando Rafael reforçou que a fiscalização será intensificada, com uma monitoria rigorosa e frequente.

Concluiu afirmando que uma nova plataforma inovadora de gestão permitirá um acompanhamento quase em tempo real do progresso das obras, assegurando o cumprimento dos prazos e dos padrões de qualidade estipulados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *