A economia moçambicana registou um crescimento de 6,8%, no primeiro trimestre de 2011, representando uma queda face ao período anterior de 1,3 ponto percentual, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
No I trimestre de 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) tinha crescido em 8,1% e, em termos acumulados, o crescimento foi de 7,4%, no I trimestre, de acordo ainda com o INE.
A instituição realça que o desempenho da actividade económica no II trimestre de 2011 foi atribuído, em primeiro lugar, ao sector terciário que cresceu 8,5%, impulsionado pelos ramos dos transportes e comunicações, comércio e reparação e o sector de restauração com 8,5%, 7,8% e 6,1%, respectivamente.
Por seu turno, o sector primário cresceu em 7,5%, com maior destaque para o ramo agropecuário, caça e silvicultura e pelo sector das pescas com 7,8% e 6,1%, respectivamente.
Entre os sectores que compõem o PIB, o sector agropecuário, com um peso de 31%, é o que mais contribuiu na economia moçambicana igualmente no período em análise, enquanto o sector da indústria transformadora e o dos transportes e comunicações tiveram ambos uma contribuição para o PIB na ordem dos 10%.
Os serviços de comércio e reparação contribuíram com 12%, seguindo-se os serviços de aluguer de imobiliário e prestação de serviços às empresas que injectaram 6% de contribuição, contra 5% dos serviços financeiros e 4% do sector da electricidade e água.
Os demais sectores tiveram um desempenho conjunto de 21%, de acordo igualmente com o Instituto Nacional de Estatística.