Os preços do petróleo prosseguiram em baixa esta terça-feira em Nova York, afetados pela queda dos valores cotados em bolsa e o fortalecimento da moeda americana, que torna o cru menos atraente.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em outubro terminou em 68,05 dólares, em baixa de 1,91 dólar em relação ao fechamento de segunda-feira, quando já havia perdido quase três dólares.
A queda dos preços havia começado segunda-feira com o mau desempenho da Bolsa de Xangai (-6,7%), que se recuperou modestamente nesta terça (+0,6%). “Os Estados Unidos e a China são tradicionalmente os dois motores da demanda”, destacou Antoine Halff, do Newedge Group.
“Nos Estados Unidos a demanda é débil, por causa da situação econômica, e na China, onde a demanda havia sido sustentada no primeiro semestre pela política governamental, parece agora em dúvida”, acrescentou. Os operadores do mercado petroleiro contam muito com a China para sustentar uma recuperação do consumo mundial de cru em 2010, depois de dois anos de contração.