Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pessoas com necessidades especiais poderão ter instalações próprias

A Primeira-Dama moçambicana, Maria da Luz Guebuza, anunciou na passada quinta-feira, em Maputo, a sua disponibilidade em apoiar a construção de novas instalações de um centro de reabilitação de cidadãos carecendo de assistência especial, particularmente de natureza mental.

 

Trata-se do Centro de Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (CERCI), uma das poucas instituições privadas vocacionadas a assistência de pessoas padecendo de problemas mentais que agora opera com diversas limitações devido a falta de espaço próprio.

 

“A nossa principal dificuldade é a falta de espaço próprio. Por causa disso, somos obrigados a trabalhar numa casa alugada, com os custos de arrendamento extremamente altos, que acabam alterando toda a dinâmica do nosso funcionamento”, disse a directora técnica do centro, Nicol Martins.

Segundo ela, a construção de um espaço próprio para o centro poderá ter um grande impacto na realização de outras actividades, incluindo a separação dos lugares para o atendimento de crianças e pessoas mais adultas.

Falando, Quinta-feira, durante a cerimónia de encerramento das actividades anuais do centro, a Esposa do Presidente moçambicano, Maria da Luz Guebuza, comprometeu-se em apoiar esta instituição na materialização do seu sonho de erguer instalações próprias.

“O nosso Gabinete e os parceiros aqui presentes e os que não estão vamos trabalhar no sentido de que as instalações do CERCI sejam uma realidade”, disse Maria da Luz Guebuza, patrona deste centro.

Na sua intervenção, ela reiterou e necessidade de se investir mais na formação da criança para que ela cresça feliz, podendo contribuir para o desenvolvimento do país.

Com a construção de instalações próprias, o CERCI poderá, entre vários aspectos, expandir o número de crianças assistidas e dos serviços por si prestados. Actualmente, o CERCI presta assistência a 33 crianças, capacidade que prevê duplicar depois da construção de novas instalações.

Só para o próximo ano, o centro prevê a inscrição de mais 20 crianças, que agora estão na lista de espera. Dos serviços prestados pela instituição consta a terapia ocupacional, terapia de fala, musicoterapia e fisioterapia.

O director nacional de Acção Social no Ministério da Mulher e da Acção Social (MMAS), Miguel Maússe, enalteceu o papel do CERCI na prestação de assistência de pessoas com necessidades educativas especiais.

“O trabalho do CERCI enquadra-se nos objectivos do MMAS de atender as pessoas com necessidades especiais”, disse Maússe, anunciando a prontidão da sua instituição em apoiar as acções deste centro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts