Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Perto de 35 mil crianças vulneráveis assistidas

U m total de 34.947 crianças órfãs e vulneráveis, de 16 distritos dos 21 existentes na província de Nampula, estão a beneficiar, presentemente, de assistência multiforme das autoridades governamentais em parceria com outras entidades não governamentais, segundo referem dados apurados pelo nosso Jornal junto do executivo provincial.

Do total das crianças que se encontram nessas condições, 16.634 são rapazes e as restantes raparigas, que vivem em 58 comunidades chamadas comités de assistência.

Para a concretização do atendimento àquelas crianças, os referidos comités contam actualmente com 546 membros, dos quais 338 são homens e 2O8 mulheres. As autoridades governamentais da província dizem que o aumento de número de crianças assistidas deve-se à intervenção de associações e organizações naogovernamentais nesse processo em vários distritos da província.

Ainda inseridas nas acções que se têm vindo a desenvolver no sentido de reduzir o sofrimento das crianças que se encontram em situação difícil, um total de 82 crianças das 122 que se encontravam acomodadas no Infantário Provincial de Nampula, acabam de ser reunificadas nas suas próprias famílias.

No ano passado as reunificações conheceram uma redução devido, fundamentalmente, ao atraso no desembolso de fundos doados pela Organização das Nações Unidas para Educação e Infância (UNICEF), para esta actividade.

No que concerne à educaçao préescolar, conforme soube a nossa Reportagem, a introdução de novos centros infantis, sobretudo na cidade de Nampula, está a contribuir para o aumento de número de crianças atendidas pelas instituições de ensino pré- escolar, tendo já sido atendidas mais de 7.5OO crianças, das quais 4.3O8 raparigas e as restantes rapazes.

Presentemente, e de acordo com as fonte do governo, a província de Nampula conta com um total de 13O centros de atendimentos à criança em idade préescolar que estão a ser assistidas por 312 animadores ou educadores.

Todavia, uma das principais actividades que a direcção provincial da Mulher e Acção Social em Nampula está a desenvolver, com sucesso, relaciona-se com o atendimento à pessoa portadora de deficiência. Um exemplo elucidativo disso é que acabam de ser reintegrados 128 alunos, sendo 77 do sexo masculino e os restantes 51 femininos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts