Boa tarde Tina. Espero que estejas bem de saúde. Eu estou mais ou menos. Sou Tânia e tenho 26 anos. No ano passado fiz uma grande cirurgia para retirar miomas e um cisto uterino. Entretanto, as dores nunca pararam, sempre fui ao médico e ele sempre passava-me receitas e medicava, tanto que quando medicasse as dores paravam, mas depois de um tempo recomeçavam. Há um mês voltei a fazer uma série de exames e de novo diagnosticou o cisto uterino, e disse-me que tenho de ser operada novamente.
Agora a minha questão é: será que aqui em Moçambique não temos algum medicamento que faça derreter ou desaparecer o cisto sem que seja necessário recorrer-se a uma cirurgia? Porque estou com medo; quase que morria na primeira, e para voltar a operar tão cedo, mas estou com dores. E outra duvida é: será que um dia ainda virei a conceber, porque ainda não tenho filhos? Obrigada.
Olá, minha linda. Eu imagino a frustração e medo que deves estar a viver. Para muitas mulheres, se não a maioria, intervenções cirúrgicas no útero deixam sempre o medo de não se poder engravidar. Tens razão de estares a sentir-te assim. A tua primeira pergunta, se percebi bem, é sobre a existência ou não de medicamentos. Eu não te posso dizer ao certo, mas posso, sim, aconselhar-te a procurar outros médicos ginecologistas e pedir uma segunda opinião. Embora a ciência seja a mesma, a experiência dos ginecologistas pode ser diferente, e um pode ter uma opinião diferente do outro.
Eu sei de pessoas que trataram tanto os miomas como os cistos com medicamentos, mas não sei ao certo onde esses medicamentos são encontrados. O melhor é receberes essa orientação de um médico especializado. Quanto à tua segunda pergunta, também se aplica o meu conselho. Qualquer cirurgia tem os seus riscos, e sendo ainda por cima num local tão sensível como o útero, pode ser que haja risco, sim, de não poderes engravidar.
Mas isso não é verdade para todos os casos. Há muitas mulheres que depois de operarem os miomas conseguem engravidar, com o apoio médico. Portanto, procura outros ginecologistas e pede uma segunda opinião. Boa saúde para ti.