Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina se a tua mulher parou de tomar pílulas por ter sido vacinada

Pergunte a Tina... sobre as vantagens e desvantagens da gravidez fora do útero

Saudações, mana Tina. Tenho um filho de sete anos com a minha esposa e, para evitar uma gravidez indesejada, ela usava pílulas, mas já não as toma desde o ano passado e não se preocupa com elas. Será que foi vacinada? É possível fazer-se exames médicos para ver se foi vacinada ou não?

Querido leitor. É um prazer receber perguntas vindas dos homens sobre a saúde das suas parceiras. Isso mostra que afinal os homens se preocupam com as suas parceiras. Para responder à tua pergunta, eu começaria por informar-te de que existem vários mé- todos contraceptivos. A pílula não é a única forma, muitos menos a vacina.

Os métodos anticoncepcionais actualmente mais usados em Moçambique são: anticonceptivo injectável (a vaciana), a pílula anticonceptiva, o Dispositivo Intra-Uterino (o famoso apare- lho), o preservativo e o implante. Destes métodos, os que tu podes observar são a pílula e o preservativo.

Quanto à vacina, só podes saber se a acompanhares ao controlo mensal, quando ela vai fazer o planeamento familiar na unidade sanitária. O implante (geralmente inserido por debaixo da pele do braço) e o DIU (colocado dentro do útero) não é possível que os vejas. Se tu não sabes qual é o método que ela usa, deves perguntar-te sobre o porquê de a tua esposa não te revelar. Voces têm pontos de vista diferentes com relaçãoo ao planeamento familiar?

Se tens extrema curiosidade em saber o que estará a acontecer eu iria sugerir que tu conversasses com ela carinhosamente para saber que método é que ela está a usar. Tu tens o direito de saber porque o pleneamento familair é para o casal e a família, não só para as mulheres. Cuidem-se e não obriguem um ao outro a fazer o que não vos faz felizes.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *