Olá Tina. Aqui a Elda. Estou com uma infecção urinária já há um mês. Quando começou eu achei que fosse algo passageiro porque sempre que eu me relacionava sexualmente com o meu parceiro a minha vagina doía muito e só passava depois de uma semana, mas desta vez já estou há dois meses e começou a sair um líquido que cheira e faz muita comichão. Que fazer?
Olá Elda. Obrigado pela pergunta, tenho a certeza de que a resposta será útil para ti e para muitos leitores. Aproveito para recordar que é sempre bom referir se já fizeste algum tratamento ou não para ultrapassares esse problema.
E se realmente houve algum diagnóstico que indicasse alguma infecção urinária, pelo que dizes, tens também corrimento vaginal. Se já atingiu essa fase, de facto, é porque está a piorar.
Deves ir à unidade sanitária o mais rápido possível e não te esqueças de referir todos os detalhes relativos à infecção, desde o seu início até ao estado actual, pois são detalhes que vão ajudar a perceber melhor a situação e a arranjar uma solução.
Elda, sempre que tiveres sinais e sintomas que nos fazem perceber que algo não está bem no nosso organismo e que pode afectar a nossa saúde, temos que nos dirigir imediatamente a uma unidade sanitária. Assim, evitaremos complicações e não corremos o risco de o problema se tornar crónico.
As infecções urinárias podem ter vários causadores, mas todas elas podem evoluir de simples para muito complicadas e provocar danos irreversíveis, principalmente ao nível do sistema urinário.
Sempre que tivermos suspeitas de uma alguma ITS ou outro tipo de infecções no trato genital e urinário, incluindo as infecções urinárias, devemos alertar o nosso parceiro ou parceira, pois ele pode estar infectado, e assim fazerem o tratamento juntos, diminuindo a probabilidade de a infecção voltar.
Elda, usa o preservativo masculino ou feminino porque eles irão ajudar-te a protegeres-te deste tipo de infecções e muito mais. Não ponhas em risco a tua saúde por qualquer que seja o motivo. Cuida-te