Olá. Tudo bem? Sou Zenia. Gostaria de saber como marcar uma consulta com um ginecologista e se custa dinheiro. É que tenho sintomas de DTS; fiz tratamentos por duas vezes e aparece-me de novo. Começou em 2013 e agora, além de pequenas feridas, o meu corrimento não sai como antes, a cor não é amarela, mas sai em forma de sujidade. Nem sempre compro os comprimidos na farmácia. Tenho 20 anos e nunca estive grávida. Ajuda-me, por favor.
Minha querida, eu imagino o sentimento de frustração e angústia. Quando temos alguma infecção no aparelho reprodutor, isso tem efeitos sobre o nosso estado emocional e sentido de auto-estima. Ficamos a pensar que se calhar não somos suficientemente higiénicos. Nem sempre é o caso, mas às vezes também pode ser.
As doenças ou Infecções de Transmissão Sexual (ITS) são causadas por vírus ou bactérias que se transmitem de pessoa para pessoa através do contacto sexual sem protecção. Assim, se fazemos sexo sem usar o preservativo, com uma pessoa de quem não conhecemos a conduta sexual e que pode estar infectada, corremos o risco de nos infectarmos por qualquer tipo de ITS.
Agora, para sabermos se é ou não uma ITS, devemos – como tu mesma dizes – consultar um/a médico/a ginecologista que deve fazer exames laboratoriais com uma amostra do corrimento (um pouco desse líquido) para saber: i) que tipo de infeção é (se é ou não uma ITS) e ii) e decidir que tratamento é adequado. Onde encontrar um/a médico/a ginecologista? Muito simples: deves ir a um hospital geral ou a um centro de saúde solicitar uma consulta de ginecologia.
Nos hospitais há sempre farmácias públicas, onde o custo dos medicamentos é mais barato, mas estes têm a mesma eficácia. O que é importante é não interromperes o tratamento, porque isso pode fazer com que a infecção se torne resistente e seja difícil de a tratar. Enquanto isso, não aceites fazer sexo sem usares o preservativo. Boa saúde, minha querida, e cuida de ti.