Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina…se um seropositivo pode sonhar com o amanha.

Olá, a minha namorada tem atrasado o período em 48 dias e já vai na segunda vez. O que fazemos? E sobre o senhor que tem duas namoradas o SIDA uma realidade.

Olá caro amigo. Em primeiro lugar quero agradecer-te por alertares ao leitor que falou sobre as suas duas namoradas. O teu alerta é válido para todos que “andam fora”, não é? Quanto a situação que nos apresentas, eu penso que podem haver várias razões para que ela não esteja a ver a menstruação. Se formos por um processo de eliminação, talvez fosse melhor começarmos por saber se ela está ou não grávida.

Se durante o tempo que ela não vê o período vocês fizeram sexo sem protecção do preservativo, eu há uma possibilidade muito grande de ela estar grávida. Se ela não estiver grávida, então vamos eliminar outras possibilidades: ele teve bebe ou uma interrupção de gravidez recentemente? O parto, ou a saída de um feto do útero da mãe, pode causar uma mudança no ciclo menstrual, e há mulheres que podem ficar mais de 4/5 meses sem ver a menstruação.

A outra hipótese a investigar é qual é o historial dela com relação ao ciclo menstrual? Ela sempre teve ciclos regulares e de repente tornaram-se irregulares? Se for o caso, então é possível que isto seja uma época em que o ciclo dela volta a tornar-se irregular.

A terceira hipótese, pode ser a de ela estar a usar um método anticonceptivo que inibi o ciclo menstrual. É preciso também eliminar-se essas possibilidades. Agora, este processo de eliminação não deve ser feito em casa.

Sugiro que vocês procurem um agente de saúde ou médico ginecologista-obstetra, num Centro de Saúde ou Hospital para clarificarem estas dúvidas. Coloquem as vossas dúvidas, de acordo com algumas destas hipóteses e receberão apoio para encontrar solução. Enquanto isso não acontece, não deixem de se prevenir das infecções de transmissão sexual (incluindo o HIV) e da gravidez. Tudo de bom!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *