Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina…eu tenho filhos, ele diz que tem: porque não conseguimos fazer juntos?

Olá Tininha. Primeiro dizer que gosto muito do Jornal @Verdade. Meu nome é Cíntia, Gostaria de saber com que idade uma mulher já não pode fazer filhos. Só dizer que tive dois partos e tenho um filho. Gostaria de fazer mais um. Separei-me do pai do meu filho. Casei-me já faz 7 anos e nada. Já fui ao médico, disse-me que não tenho problemas. O meu homem tem apenas um testículo, o esperma que tira é transparente, diferente dos outros. Diz para mim que faz filhos e tem três da relação passada. Podemos ter filhos? Aqui em Moçambique fazem inseminação artificial? O que faço?

Olá minha querida amiga. Obrigada por leres o jornal, e pelos vistos também acompanhares a coluna. Directo a tua questão: não existe necessariamente uma idade em que se pode dizer que a mulher já não pode fazer filhos. O facto é que depois da menopausa é quase impossível uma mulher conceber, pois pelo funcionamento normal do corpo, depois da menopausa não existe mais ovulação e nem menstruação. Agora, acontece que a menopausa pode iniciar entre os 35 e os 50 anos de idade, portanto não há uma idade fixa.

Se tu não estás na menopausa e já concebeste antes, e como dizes tens um filho, e o médico diz que não tens nenhum problema, então se calhar o problema não está contigo. Vamos então analisar o teu parceiro. O facto de ele ter apenas um testículo não determina se ele é fértil ou não. Os homens podem ter, mesmo com dois testículos, aquilo que se chama de infertilidade secundária, que significa que já foram férteis mas que depois observam disfunções hormonais, ou de doenças no sistema urinário/reprodutor que causaram a infertilidade.

Eu, então, sugiro que vocês conversem e negoceiem para fazer um teste de fertilidade juntos . Só este teste é que pode ajudar-vos a descobrir quem está com o problema. Enquanto isso, podem prevenir-se das infecções de transmissão sexual, usando sempre o preservativo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *