Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina se é possível fazer filho com uma parceira seropositiva e não ser infectado

Drª., tenho uma namorada portadora do HIV/SIDA, nunca escondeu isso de mim e eu amo-a. O nosso problema é que vamos continuar juntos e queremos fazer filhos. É possível sem que eu apanhe o vírus?

Caro amigo, como disse na introdução acho o teu gesto extremamente humano. Ao contrário do que se diz, quando se ama de verdade estamos de coração e olhos abertos para enfrentar as dificuldades da vida juntos.

Posso aventurar-me em dizer que é possível vocês fazerem filhos, mas há uma possibilidade de as crianças nascerem seropositivas e também de te contaminares. Entretanto, também a medicina evolui bastante e já é possível encontrar alguns métodos, um pouco complexos, mas que tem grandes chances de serem eficazes.

A isto chamam de reprodução assistida. Para saberem mais vocês devem consultar um/uma ginecologista-obstetra que vai analisar o nível do vírus da tua namorada (CD4), qual o período fértil e poderá aconselhar-vos sobre o melhor método de prevenção da tua contaminação e do bebé.

Assim que conseguirem engravidar a tua namorada pode evitar a transmissão do vírus ao bebé através do método de Prevenção da Transmissão Vertical.

Sugiro que: a) desloquem a uma Unidade de Aconselhamento e Testagem de Saúde, ou directamente a visitar um ginecologista-obstetra; b) enquanto aguardam recomendação médica, não deixem de usar o preservativo em todas as vossas relações sexuais. Tudo de bom para vocês!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *