Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina o que tens se sentes uma comichão muito forte nos órgãos genitais e dores fortes no útero

Olá Tina. Tenho 24 anos de idade, e um bebé pequeno que passa bem de saúde. Sinto uma comichão muito forte nos meus órgãos genitais e tenho dores forte no útero, até quando vou urinar. O pai da minha bebé também tem essas comichões no pénis. O que achas que devo fazer? Onde devo ir? Obrigada.

Olá! Corre para o centro de saúde mais próximo. Até estou aflita por ti, meu bem. É como se estivesse a acontecer comigo. O que tu tens é uma Infecção de Transmissão Sexual (ITS). Há várias ITS e, mesmo que seja uma coisa pouco “nice”, tens a sorte de os sintomas se manifestarem.

Na grande variedade de infecções de transmissão sexual, muitas deles não apresentam sintomas tão imediatos, especialmente nas mulheres. Vezes há que a pessoa nem sabe que tem uma infecção até uma fase muito avançada. Então, o melhor é o uso do preservativo. No teu caso e do “pai da tua bebé” os sinais estão evidentes e deves ir rapidamente à consulta.

O médico terá que fazer uma observação no local, portanto no teu aparelho genital (como tu dizes). Depois pode fazer duas coisas: se não for uma infecção muito complexa, o médico pode passar uma receita ali mesmo.

Entretanto, se for mais complexa, geralmente ele tira algumas camadas da secreção vaginal e coloca num tubinho que deve ser enviado para análises no laboratório. Depois das análises, o médico já te pode dar uma receita para o tratamento. Tens também que saber que as ITS muitas vezes são as portas de entrada para o HIV.

Portanto, aconselho-te também a que faças o teste e, se puderes, leva o “pai do bebé” contigo. Mas o mais importante é que tu vás, e informes o médico exactamente o que me estás a dizer. Ele vai dar uma receita vezes dois, para que o teu…o “pai da tua bebé” também faça o tratamento.

E não dês confiança ao “pai da tua bebé”…ele DEVE fazer o tratamento e, enquanto não estiverem melhor, DEVEM usar o preservativo entre vocês e com outros parceiros. Nos dias de hoje, até já há preservativos coloridos e com aromas de-li-ci-o-sos!!! Boa sorte.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *