Oi. Estou à procura de conselhos. Tenho 16 anos, sou virgem e estou a namorar há 3 meses com um rapaz de 19 anos que já teve muitas namoradas. Agora ele está a pressionar-me exigindo as partes, mas eu estou com medo de deixar isso rolar. Ele vive dizendo que se eu não lhe der as partes vai procurar fora. Eu estou confusa, peço conselhos…
Minha querida, é muito positivo que aos 16 anos possas procurar ajuda, quando tens alguma preocupação. Só assim podes tomar decisões certas quanto à tua vida. O meu conselho é que olhes para o acto sexual como algo que deve acontecer com uma pessoa que te transmita segurança e maturidade.
Não pode ser a pressão que te fará dar um passo tão importante na tua vida e sem te sentires preparada para tal. Ou seja, se não sentes desejo sexual e preparada, não cedas e procura mais informação sobre o que significa iniciar a vida sexual, de modo que quando iniciares seja com responsabilidade.
Quando gostamos de alguém, respeitamos a pessoa e se algo não vai ao encontro do que pensamos, devemos conversar e ter um consenso que pode ser, dentre outras saídas, dar mais tempo, buscar juntos aconselhamento, e fazerem os dois o teste de HIV.
Há muitos meninos e meninas que cedo estão a contrair o vírus de HIV e é importante que tenhas consciência disso.
O teu futuro neste momento depende de estudares, cresceres saudável e seres feliz e alegre com as pessoas que te rodeiam. Há ainda muita coisa que podes fazer fora o sexo, que te pode proporcionar prazer como beijar, receber carinho e divertires-te com as tuas amigas e pessoas de quem gostes.
Lembra-te de que a penetração é apenas uma parte de todo o processo do acto sexual, portanto se achares que não estás preparada, ambos podem brincar um com o outro, acariciando algumas partes do corpo que vos dêem prazer ou mesmo os órgãos genitais. Depende de ti! Beijinhos e boa sorte.