Oi Tina. É a primeira vez que escrevo. Tenho 25 anos, estou prestes a casar tradicionalmente (Lobolo) com uma moça de 30 anos. Conhecemo-nos há um ano e namorámos há quatro meses. Somos muito amigos, parceiros, enfim, a nossa relação é boa. Mas recentemente descobri que ela tem dificuldades em gerir o dinheiro dela. Embora trabalhe, nunca consegue pagar as próprias despesas e nunca me explicou com exactidão o que faz com o dinheiro. Ela não bebe, não tem vícios, e isso é o que me mais preocupa. O que é que ela faz com o dinheiro? Às vezes chego a pensar que ela está a trair-me! Peço ajuda.
Julião. Julião, se dizes que és amigo e parceiro da tua noiva, já é um passo para a resolução dos problemas que tens e até dos futuros.
A melhor maneira de começar a resolver esse impasse é falar com ela sobre essa falta de controlo de gastos que ela tem, sem te aborreceres com ela, pois ela pode estar a ter alguma perturbação (compras compulsivas) que faz com que ela gaste tanto, às vezes sem ter a noção do que está a acontecer.
Façam juntos um programa de como gastar, destacando as contas prioritárias, enfim fazer um plano de vida conjunto.
Nestes casos, procurem um casal amigo mais velho e conversem com eles sobre como eles ultrapassam esta e outras divergências. Nada melhor que um bom papo para clarificar as coisas. Bom Lobolo e muitas felicidades para vocês os dois.