Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina… eu quero conceber mas sou seropositiva há 3 anos, o que devo fazer?

Oi Tina, eu quero conceber mas sou seropositiva há 3 anos, o que devo fazer? Ajuda-me, por favor.

Olá, minha querida, não fique aflita. Ser seropositiva não significa que não possas gerar filhos, mas a gestante seropositiva, desde a concepção até o nascimento do bebé, e mesmo no pós-parto, deve adoptar uma série de cuidados para evitar a transmissão do vírus para o seu filho, pois há o risco da chamada “transmissão vertical”.

A transmissão vertical é aquela que pode ocorrer em três momentos: durante a gestação, no parto ou durante o aleitamento do recém-nascido. Actualmente, existe o tratamento de profilaxia da transmissão vertical e terapia anti-retroviral para gestantes. Se cumprires todos os passos orientados pelo profissional de saúde especializado, a possibilidade de transmissão do HIV para o teu filho reduz-se de 25.5% para cerca de 2%.

Nestes casos é importante saber que o mais indicado é fazer-se a cesariana electiva (realizada antes do início do trabalho de parto), como modo de evitar a transmissão do HIV para o bebê. É importante também saberes que após o parto, a mãe deve abster-se de amamentar o seu filho com leite materno, utilizando o leite do tipo “fórmula infantil”.

É conveniente conversar com o teu parceiro para que juntos saibam como prosseguir com esta vontade de gerar um filho, para que juntos possam superar os desafios que virão. Dirijam-se à unidade sanitária mais próxima para que possam ter o devido acompanhamento nesta fase, e assegurem que o vosso filho possa vir ao mundo repleto de muita saúde e vos proporcione muitos momentos de alegria. Boa sorte.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *