Olá. Gostaria de saber a tua idade para melhor responder à tua dúvida. O método de calendário é um método que calcula, pela contagem dos dias, o período em que a mulher estará fértil, ou seja, o período em que se dará a ovulação.
A mulher deve marcar num calendário o dia em que começa a sua menstruação por 6 ou 7 meses. Dessa forma poderá contar o número de dias do seu ciclo menstrual, ou seja, quantos dias se passam entre uma menstruação e outra. Então a mulher deve marcar num calendário os dias do seu ciclo, e as datas em que deverá menstruar novamente.
Também deve marcar noutra cor os dias em que será o seu período fértil, anteriormente determinado. Nesses dias que foram sublinhados (período fértil) a mulher não deve ter relações sexuais, ou tê-las usando preservativo, pois estará no período fértil. Nesse período o óvulo está a ser libertado e pode ser fecundado, ocorrendo uma gravidez.
Vantagens: Este método favorece o conhecimento dos períodos de menstruação e fertilidade de cada mulher. Não apresenta efeitos secundários.
Desvantagens: Este método exige disciplina da mulher nas anotações mensais do seu ciclo menstrual e necessita de abstinência ou uso de preservativo nos dias férteis. Não deve ser utilizado no período em que a mulher estiver a amamentar. Não previne das ITS incluindo o HIV. Não é recomendado para adolescentes, pois podem ocorrer falhas e, consequentemente, uma gravidez indesejada.
Dirigi-te a uma unidade sanitária para que possas ter mais informações acerca dos métodos para o planeamento familiar. Cuida-te.