Saudações mana Tina. Ajude-me. Tenho o seguinte problema: sempre que tenho tido relações sexuais com a minha esposa, no dia seguinte aparecem borbulhas brancas na zona pubiana, doloridas e depois de 2-3 dias, secam, ficando às vezes um pequeno caroço naquele lugar. Já procurei tratamento no hospital e não passa. Mesmo usando o preservativo continua o problema. Como posso ultrapassar este problema?
Olá, mano. A descrição que fazes do teu problema, faz pensar que tens uma Infecção de Transmissão Sexual (ITS) chamada Herpes, causada por um vírus. Infelizmente, esta doença não tem cura e o vírus permanece no corpo por toda a vida. Existem tratamentos que podem atenuá-la, mas não curam definitivamente. Assim, é normal que essa doença venha a incomodar-te repetidas vezes, ao fim de alguns meses ou anos, surgindo em surtos imprevisíveis, de maior ou menor intensidade. A melhor maneira de confirmar se se trata realmente de uma infeção por Herpes é fazer o teste laboratorial específico, que eventualmente tem uma disponibilidade limitada no nosso país.
Precisas saber que não deves ter relações sexuais enquanto essas borbulhas, também chamadas vesículas, não curarem por completo. Mesmo usando camisinha, não deves fazer sexo, pois os vírus podem estar presentes não só no pénis, mas em toda a área genital, sem provocarem lesões ou sintomas, mas podendo mesmo assim, ser transmitidos à tua parceira. Portanto, a restrição deve ser absoluta, enquanto as vesículas não curarem. Se fizeres sexo, é quase certo que vais infectar a tua parceira, o que certamente não gostarias que acontecesse. Na fase aguda, o Herpes é altamente contagioso. E, mais grave ainda, se a tua parceira engravidar, pode transmitir a infecção ao feto. Também não deves tocar nas lesões e principalmente, evitar contacto com os olhos (poderás desenvolver Herpes ocular). Se tocares nas lesões inadvertidamente, deves lavar as mãos imediatamente.
Deves procures cuidados médicos rapidamente, para iniciares o respectivo tratamento. Quanto mais cedo melhor, pois o tratamento será mais efectivo e aliviará o teu incómodo. E passas a ser menos contagioso, para protecção da(s) tua(s) parceira(s). A confirmar-se o diagnóstico de Herpes, deverás receber um medicamento contra vírus (Aciclovir), em comprimidos, durante 7-10 dias. E obviamente que a tua parceira terá que receber exactamente o mesmo tratamento, ao mesmo tempo.
Também não devem fazer sexo enquanto durar o tratamento. É bem possível que te sintas melhor no final deste tratamento, se o cumprires correctamente. É importante que tu e a tua parceira (mesmo que ela não tenha sinais ou sintomas) façam o teste do HIV. Isto porque as pessoas com imunodeficiência, como aquelas que têm o HIV, têm mais facilidade em apanhar Herpes. Também deves habituar-te a usar sempre a camisinha quando fazes sexo. Assim, evitas passar a infecção à(s) tua(s) parceira(s) e evitas a reinfecção ou apanhar outra ITS.
Tens que encarar isto como de importância fundamental, pois o vírus não é eliminado pelo tratamento e permanece no corpo durante muitos anos. Se quiseres conhecer melhor esta doença, podes consultar na Internet, onde há muitos sites que discutem este assunto, nomeadamente o seguinte: http://www.mdsaude.com/2012/03/herpes-genital.html Boa sorte!