Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina…Quais são os riscos que uma mulher pode correr se fizer um aborto em casa?

Olá Tina. Tenho 23 anos e gostaria de saber que riscos uma mulher pode correr se fizer um aborto em casa usando comprimidos, aqueles que se enfiam na vagina.

Minha fofa, a minha resposta imediata é que uma mulher que tenta fazer o aborto em casa corre risco de morte, ou perda total da capacidade de conceber outros filhos. Sim, é tão grave assim, minha linda. Eu imagino que a tua pergunta surja pelo facto de em Moçambique o aborto ser ilegal e haver uma burocracia grande para realizá-lo num hospital ou centro de saúde. E sei também que muitas mulheres não o fazem porque têm medo de se cruzar com tias, vizinhas ou amigas das mães no hospital e depois ficarem “na boca do povo”. Eu entendo essa aflição, mas quero lembrar-te de que esse estigma não pode estar acima da tua saúde. O processo de autorização para a realização de uma interrupção da gravidez não é tão demorada. O que sei é que há alternativas criadas pelo próprio Governo para: a) gravidez que põe em risco a vida da mulher, b) quando há má formação congénita do feto, c) quando a gravidez resulta de uma violação e outros casos sujeitos a decisão final dos responsáveis da unidade sanitária. Se eu fosse a ti, ou a pessoa que deseja realizar este aborto, iria consultar melhor num hospital ou centro saúde com facilidades para realizar cirurgias. Com 23 anos tu já és considerada maior, por isso podes tomar as tuas decisões sozinha. Não te aconselho a tentares abortar em casa. É perigoso. Cuida da tua saúde.

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *