Cerca de 500 unidades económicas rurais de pequena e média dimensão deverão ter certificado de exportação até 2011, contra as actuais 215 empresas que já ostentam o selo Made In Mozambique.
O mercado a beneficiar dos produtos será o concorrido da África Austral, segundo Jaime Nicols, director da Unidade Técnica para Promoção de Produtos Nacionais (UTPPRON), realçando que a medida visa melhorar a qualidade da produção das mesmas empresas que compreende produtos agrícolas e agro-industriais.
Falando na passada quarta-feira em entrevista ao Correio da manhã, Nicols destacou o sector da agroindústria como o prioritário “por termos constatado que as zonas rurais dispõem de grande potencial para incrementar os volumes das exportações nacionais no concorrido mercado da região Austral de África”.
Quiosque de negócios
Entretanto, mais um produto nacional foi esta quartafeira lançado no mercado doméstico e designa-se por Quiosque de Negócios.
Trata-se de uma iniciativa para edificação de espaços próprios de venda exclusiva de produtos alimentares de primeira necessidade produzidos localmente, mas oferecidos por empresas nacionais, em forma de crédito.