Pelo menos 15 pessoas morreram e sete ficaram feridas na manhã deste sábado no México, depois que um grupo armado invadiu um bar no Estado de Guanajuato e disparou contra clientes e empregados, segundo o escritório local da procuradoria.
De acordo com as versões dos jornais El Universal e Milenio, que citaram fontes anónimas do governo, o ataque ocorreu no “La Playa Men’s Club”, um lugar para adultos localizado na cidade de Salamanca.
Não ficou claro de imediato quem cometeu o crime.
Poderosas gangues de roubos de petróleo têm roubado grandes volumes do combustível da refinaria de Salamanca. Nesta semana, o presidente Andrés Manuel López Obrador lançou uma grande ofensiva para capturar o líder da gangue local José Antonio Yepez, conhecido como “El Marro”.
De acordo com um comunicado da procuradoria do Estado de Guanajuato, 13 homens foram encontrados mortos no local, e outros dois morreram depois de serem levados para um hospital. O comunicado acrescenta que seus agentes estavam investigando o crime.
O México vive uma onda de violência sem precedentes, decorrente da luta contra o narcotráfico e o crime organizado. Todos os dias, mais de 90 homicídios são registados em todo o país, segundo dados oficiais.
Guanajuato, outrora um Estado pacífico que atraiu fábricas de empresas como a Volkswagen, a General Motors e a Toyota, hoje abriga três das dez cidades mais violentas do México. Buscando combater a violência, López Obrador propôs um processo de justiça transicional, legalizar algumas drogas e atacar as causas que geram a criminalidade, como a pobreza e a desigualdade social.