Uma patrulha mista do Exército maliano foi atacada por bandidos armados, Quarta-feira passada, perto do poço de Foita, uma localidade situada na zona de Léré perto da fronteira mauritana, noticiou L’ESSOR, diário nacional Mariano.
O balanço do confronto é de três militares malianos ligeiramente feridos enquanto as Forças Armadas Malianas procederam a nove detenções dos assaltantes e apreenderam um veículo todo terreno utilizado por estes últimos, indicou o l’ESSOR, citando um comunicado da Direção da Informação e Relações Públicas do Exército Maliano (DIRPA).
Nenhum dos militares malianos feridos está em perigo, revela o comunicado. O Exército maliano continua a sua operação de segurança lançada esta semana nalgumas partes do país, lê-se na nota. A decisão de organizar patrulhas de envergadura foi tomada pelas autordades malianas depois de constatar a intensificação, há alguns meses, do grande banditismo na zona de Méma, um espaço que vai de Nampala a Léré e que se prolonga até à fronteira da Mauritânia, diz a fonte.
Segundo a DIRPA, a localidade de Foita, um posto anteriormente sob o controlo da Guarda Nacional Maliana, tornou-se numa encruzilhada predileta de grandes gatunos de gado que atacam e matam pacíficos cidadãos, segundo o comunicado.